O Cinema Archipiélago é uma balsa/auditório projetada para flutuar no mar, permitindo o lançamento do Festival Film on the rocks Yao Noi, na Tailândia, organizado por Apichat-Pong Weerasethakul e Tilda Swinton. A balsa é projeto do arquiteto alemão Ole Scheeren.
O festival foi realizado de 9 a 12 de março de 2012, convertendo-se em um lugar de encontro para a arte e o cinema. Os convidados da noite final do evento foram levados de barco, na escuridão do mar, até a balsa iluminada no centro da lagoa NaiPi Lae, na Ilha Kudu, rodeada por uma paisagem espetacular.
Desta maneira o público experimentou uma atmosfera única no meio da natureza e das narrativas cinematográficas –luz, som e histórias suspensas na escuridão entre o mar e o céu.
“Criou-se um sentido da temporalidade, da aleatoriedade, quase como as tábuas de madeira. Ou talvez algo mais arquitetônico: peças modulares caóticas, como um grupo de pequenas ilhas que se reúnem para formar um auditório.”, comenta Ole Scheeren.
É uma obra com uma forte conexão com a comunidade local, já que é baseada nas técnicas utilizadas pelos pescadores para a construção de grandes granjas flutuantes de lagostas. A balsa é construída a partir de materiais reciclados, como uma série de módulos individuais, para permitir a flexibilidade de seu uso futuro.
Ao terminas sua função dentro do Festival, os módulos de madeira serão doados a comunidade de Yao Noi para sua reutilização em outros projetos sociais.